Descarte Consciente TJPA

    Poder Público

    17/02/2017

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Transformações sustentáveis só ocorrem quando tratamos de forma integrada a dimensão social, econômica e ambiental. Compreendendo esta realidade por meio de uma visão sistêmica, desenvolvemos o Projeto Descarte Consciente, que fortalece a responsabilidade socioambiental como um valor que norteia as ações do Órgão. O Programa atua no gerenciamento de resíduos gerados durante as atividades do Órgão e, ainda, estimulando o descarte adequado de resíduos domésticos, fortalecendo a implementação da PNRS por meio da coleta seletiva de resíduos, perigosos ou não, a fim de garantir a integral proteção do meio ambiente. O projeto envolve a gestão do papel, plástico, vidro, metal, medicamentos vencidos, pilhas/baterias, eletrônicos, óleo vegetal usado, pneus usados, suprimentos de impressão, esponjas de uso doméstico, maquiagens vencidas, meias usadas, artigos de higiene bucal, corpo/cabelo e instrumentos de escrita. Em 2016, 29 toneladas beneficiaram 203 famílias de catadores de recicláveis.

    O que motivou a iniciativa

    A necessidade de induzir uma nova mentalidade no Judiciário Paraense, com fins de aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da implementação de uma agenda socioambiental capaz de promover a pacificação da sociedade por meio de uma justiça socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente equilibrada e fortalecendo o seu caráter distributivo.

    Principais resultados

    Mudança de cultura do corpo funcional acerca do descarte de resíduos; eficiência do gasto público, inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis; redução do volume de rejeitos; aumento da vida útil do aterro sanitário da Região Metropolitana da Belém e redução do passivo ambiental proveniente das atividades fins do Órgão.

    Desafios Enfretados

    Resistência do corpo funcional para quebrar o paradigma da ineficiência/ineficácia da coleta seletiva; Limitação, inicial, de estrutura física para acondicionar os resíduos com pesagem dos materiais. Escassez de equipe técnica.

    Lições aprendidas

    Resiliência, sempre e eternamente para a questão socioambiental.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Tribunal de Justiça do Estado do Pará
    CNPJ
    04567897000190
    Endereço
    Almirante Barroso 3089
    Equipe Técnica
    Evelise Rodrigues Terezinha Lobato Clarice Valente Denivaldo Guimarães Ester Rosário
    Instituições Parceiras
    Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica Terracycle Puket

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Judiciário - Estadual
    Serviços de Saúde

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas